Artigo de opinião: “O lugar onde vivo”

Esta semana foi passado para nós pela professora de português o tema para um artigo de opinião. Este artigo terá um grande valor pois será enviado para a Secretaria da Educação de Minas Gerais situado em Belo Horizonte. A intenção que o texto tem é de ser curto e objetivo. Sem delongas, irei postar para deixar registrado mas nada impede de vocês se concientizarem com a questão abordada.

“Nossa esperança, nosso erro”

A pequena e pacata cidade de Inhapim/MG é hoje o palco da continuação de minha vida. Como de praxe, a população luta por seus ideais e enfrenta dia a dia seus problemas com astúcia e valentia para viver feliz também com o que a cidade proporciona, com áreas de lazer, praças e outros lugares agradáveis. Há quem diga que por aqui a vida é monótona, porém quem diz, não sabe admirar o belo que há nesta cidade.  Afinal, alguma outra cidade agitada te daria a liberdade para sair a qualquer hora do dia ou da noite, andar por onde quiser e não correr qualquer tipo de riscos? Este é um exemplo de belo que há por aqui.

Evidentemente não existe um lugar “perfeito” para se viver, e sim, um lugar adequado para sentir-se bem e feliz. Este lugar necessita de aspectos positivos em relação a moradia, local de moradia, segurança e saúde, no mínimo. O fato é que um assunto que parece nunca se reverter para o aspecto positivo, é a questão política. Podemos escolher o estado, a cidade, o lugar adequado para sentir-se bem e feliz, podemos escolher até mesmo os políticos, porém não há como escolher a honestidade deles. É possível acreditar no poder de persuasão que é transmitido por eles no alto de um palanque, porém é impossível satisfazer-se quando a altura se iguala à nossa. Em cidades pequenas em si, no caso agora em Inhapim, é possível encontrar pessoas, várias pessoas com o aspecto de nacionalista ufanista do final do século XX, que chega a demonstrar atitudes irracionais para defender um político. É possível ver pessoas dizendo que votaria em um cachorro mas não em tal político. Absurdo! Total falta de opinião própria em seus conceitos individuais, percebe-se que muitos entregam seus votos à um partido, e não a um político. Isto demonstra o tal nacionalismo ufanista que havia mencionado. São induzidos, levados, ou melhor, persuadidos sem nenhum questionamento, sem nenhuma reindivicação, desta forma fica fácil ser manipulado.

Vejamos hoje a situação do hospital São Sebastião de Inhapim. As pessoas precisam pagar para serem apenas atendidas, e a maioria delas que consultam são pessoas de baixa renda. O hospital encontra-se com uma estrutura excelente, porém há falta de aparelhagem e de equipamentos, e a falta de profissionais competentes, a falta de vontade da parte da prefeitura deixa a deesejar. As pessoas reclamam, reclamam, porém não reconhecem que o maior erro é não reconhecer o que fizeram, é não reconhecer que não questionaram, é não reconhecer que foram persuadidos por tudo isto. Muitos acabam se acostumando com as atitudes dos políticos. É o que chamamos na Psicologia de “psicoadaptação”, onde o ser humano se contenta com o que há em sua volta, e se acostuma, ou seja, se adapta a esta situação.

A solução meus caros é simples, deve-se começar por cada um de nós, pois em questão política não deve apenas culpar o político, e sim, reconhecer sua parcela de culpa e de todos os cidadãos que o colocaram no poder por não questionarem, por não serem críticos quando realmente deveriam ser. Enfim, a política só está assim, porque nossa esperança está depositada em pessoas erradas.

Alan Pimentel

Anúncios

22 comentários sobre “Artigo de opinião: “O lugar onde vivo”

  1. Excelente artigo de opinião. Estava precisando de inspiração para fazer um também, agora já tenho… Muito Obrigada!

      1. Taça aqui super preocupada,sem saber oque escrever.fiquei feliz ao ler o artigo.pois me veio várias ideias na cabeça.assim conseguir escrever fico grata por sua humildade em está disponibilizando seu tempo a ajudar outras.parabéns e muito sucesso!

  2. Não sou de comentar em nada, mas gostei muito do texto que representa não somente sua cidade, mas sim, o mal que há em todo nosso país.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s